A usina de produção de biodiesel Omega Green, que será instalada no Paraguai com um investimento de 800 milhões de dólares, assinou contrato com a Shell e a British Petroleum para o fornecimento do biocombustível a ser produzido no país a partir de 2024.
Um dos maiores investimentos estrangeiros fornecerá biocombustíveis avançados produzidos em Villeta dentro de três anos. O fato foi relatado pelo ministro da Indústria e Comércio, Luis Alberto Castiglioni, por meio de sua conta no Twitter.
“Recibí la llamada de Erasmo Carlos Battistella, CEO de ECB Group, que es propietario de Omega Green, la planta de producción de biodiesel que se instalará en Paraguay con una inversión de USD 800 millones, una de las más grandes de la historia de nuestro País. Ele me contou sobre os contratos recentemente firmados com a Shell e a BP (British Petroleum) para o fornecimento do biocombustível a ser produzido no Paraguai a partir de 2024. Essa é uma excelente notícia! Investimento sustentável, geração de empregos, mais exportação e mais desenvolvimento para o Paraguai ”, escreveu na rede social.
Vale lembrar que a Omega Green já havia firmado contrato semelhante com a British Petroleum da Inglaterra para o fornecimento de 1.000 milhões de litros de biocombustível a partir do mesmo ano.
O contrato com a Shell é de mais de 2,5 bilhões de litros de combustíveis renováveis por um período de cinco anos.
A nova Zona Franca faz parte do programa nacional de investimentos do Paraguai e é a primeira de caráter industrial com foco na exportação para países da Europa, Ásia e América do Norte, destino dos produtos Omega Verdes.
A estimativa é de que o projeto gere 3.000 empregos diretos na fase de construção e cerca de 2.400 empregos diretos e indiretos quando entrar em operação. Mais de 20.000 famílias de pequenos agricultores deverão se beneficiar de programas de certificação para o fornecimento de matéria-prima.
Fonte: www.ip.gov.py