O Ministério da Indústria e Comércio (MIC), informou que a indústria maquiladora exportou por 505 milhões de dólares, no final do primeiro semestre deste ano, 20% a mais do que o registrado no mesmo período, mas em 2021.
O Conselho Nacional das Indústrias Maquiladoras Exportadoras (Cnime), informa que, no total de janeiro a junho de 2022, as exportações somaram 505 milhões de dólares, 20% a mais do que o registrado no mesmo período de 2021. o recorde de maior exportação acumulada alcançado nos primeiros seis meses de 2021.
Relativamente às exportações do mês de junho, estas atingiram um total de 86 milhões de dólares, um valor 17% superior ao registado em maio de 2021 (74 milhões de dólares). O produto mais exportado neste ano corresponde a: «Autopeças», que representa 25% do total. O segundo item com maior peso corresponde a “Produtos alimentícios” com 22%.
Outro item de importância, no total das exportações, corresponde a «Vestuário e têxteis» com 16%, «Alumínio e suas manufaturas» com 12%, Plásticos e suas manufaturas 8%. Esses cinco produtos representam 83% do total exportado de janeiro a junho.
Brasil, principal destino
Entre os principais destinos dos produtos está o Brasil, sendo este um dos mercados mais importantes, com 66% de participação, enquanto Argentina, Cingapura e EUA continuam com 12%, 6% e 6%, respectivamente. para o Uruguai foi possível exportar 4% da produção industrial maquiladora. 82% dos produtos industriais do regime de Maquila são destinados ao Mercosul.
Superávit da balança comercial
Relativamente às importações registadas até ao mês de junho do corrente, estas totalizaram 331 milhões de dólares, valor que mostra um aumento de 21%, o que representa uma diferença de 58 milhões de dólares face ao mesmo período de 2021.
Na compra de insumos para o mês de junho de 2022 importados para serem utilizados na transformação industrial, foram adquiridos por um valor de 62 milhões de dólares, o que representa um aumento de 39% em relação ao mês de junho de 2021.
Quanto à balança comercial, o superávit acumulado de janeiro a junho de 2022 foi registrado em valores absolutos de 175 milhões de dólares, 19% a mais em relação ao acumulado até junho de 2021, ou seja, maior em 28 milhões de dólares em relação ao registrado no mesmo período de 2021.
Nível recorde de emprego
En lo que respecta al empleo, en el informe se destaca el aumento del 9% en la industria maquiladora, y en este sentido, cabe mencionar que en Paraguay existen 250 industrias maquiladoras que generan un total de 21.050 empleos, dedicándose exclusivamente a productos para la exportação. Este sector foi duramente atingido, em resultado da pandemia de covid-19 e, no mês de Maio de 2021, o número de pessoas empregadas era de 19.334, segundo informação apurada no registo de emprego disponibilizado pelo Instituto da Segurança Social (IPS). .
Estima-se que a contratação de novos trabalhadores continue crescendo, tendo em vista que recentemente a presidência do Conselho Nacional da Indústria Maquiladora Exportadora (Cnime) viabilizou onze novos programas de investimento para que possam iniciar suas operações no âmbito da maquiladora industrial. regime.
Empregos
O emprego gerado pela indústria maquiladora é altamente inclusivo porque promove o emprego feminino, o primeiro emprego e o emprego jovem; Tem proteção social, porque os trabalhadores têm acesso ao sistema previdenciário e de saúde, e têm acesso a novos conhecimentos derivados da produção de bens de alta tecnologia.
Fonte: www.ip.gov.py