De janeiro a dezembro de 2023, o Paraguai registrou um comércio global de 27.995 milhões de dólares, o equivalente a 8,4% a mais do que o alcançado em 2022, segundo o Relatório de Comércio Exterior (RCE), do Ministério da Economia e Finanças (MEF).
Da mesma forma, no relatório elaborado pela Direção Geral de Política Comercial e Integração, constata-se que ao final do último mês do ano passado, o Paraguai exportou para um total de 138 países do mundo (6 a menos que em 2022), enquanto importado de 174 países (9 a mais que em 2022).
Por outro lado, o Relatório de Comércio Exterior afirma que o Brasil foi o principal parceiro comercial do Paraguai no período de análise mencionado, com uma participação de 24,8% do comércio global, enquanto a Argentina ficou em segundo lugar com 19,5%, depois a China com 19,4%, o Os Estados Unidos com 5,5% e o Chile com 4,6%, informou o Vice-Ministério de Economia e Planejamento.
Por fim, entre os principais produtos exportados pelo nosso país no período de janeiro a dezembro de 2023 estão a fava, o feijão, a soja, a energia elétrica e a farinha de soja. Enquanto os principais produtos importados foram aparelhos telefônicos, óleos petrolíferos e veículos de transporte de pessoas.
Fonte: www.ip.gov.py