Ao final de janeiro, as aquisições no regime de incentivo às matérias-primas superaram em 69% o mesmo período de 2023, no valor de US$ 31 milhões.

Além disso, o Regime de Importação de Matérias-Primas do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) recebeu 387 pedidos de importação de 92 indústrias durante o primeiro mês do ano.

Do total das importações, 53,2% vieram da China, seguida pela Índia com uma participação de 20,5%. Da mesma forma, estão os Estados Unidos, com 6%, o Japão com 4,4%, a Espanha com 3,6%, entre outros países em menor volume.

Principais setores

74% das importações de Matérias-Primas concentraram-se nos setores metalúrgico, químico e farmacêutico. Dentre elas, destacam-se a aquisição de produtos de metal, com 17,3%; produtos químicos e farmacêuticos, 5,6%; papel e produtos gráficos, com 2,2%; e fabricação de produtos de tabaco, 2%.

Do total de importações autorizadas, 93% concentram-se nas indústrias localizadas no departamento de Central; com 78%, Alto Paraná; 11% e o presidente Hayes com 4%. Capital e Amambay também aparecem em menor proporção, com 2%.

O relatório do MIC está disponível no seguinte link.

Fonte: www.ip.gov.py