Ao todo, 30 empresas de 14 países da América, Europa e Ásia manifestaram interesse em concluir seus projetos de investimento no Paraguai, o que mostra que o interesse em investir em nosso país não diminuiu, mesmo em meio à situação da pandemia.

Os projetos de investimento seriam nos seguintes setores: fertilizantes, peças para motocicletas, autopeças, alimentos, mineração, logística, conectividade, transporte, infraestrutura, serviços ambientais, agronegócio, silvicultura, call centers, energia alternativa, serviços farmacêuticos, data centers, entre outros.

Do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) explicam que o total desses investimentos, se se concretizassem na íntegra, seria de um valor de US $ 4.966 milhões em projetos com tomada de decisão de investimento. De referir que se trata de projectos confirmados que apresentaram cartas de intenção de investimento, planos e anúncios da sua intenção de investimento. O montante anunciado representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraguai e permitirá cerca de 31.280 empregos.

No total, são 30 projetos provenientes dos seguintes 14 países: Argentina (11), EUA (3), Chile (2), Canadá (2), Portugal (2), México (2), Brasil (1), Suécia (1), Espanha (1), Israel (1), Índia (1), Polônia (1), Japão (1) e Taiwan (1).

O processo de atração desses e de outros investimentos passa por três etapas: a promoção dos atributos de investimento do país; acompanhamento após a decisão do investidor de se instalar e operar, pelo qual os investimentos já instalados são monitorados e auxiliados, buscando promover a retenção do investimento e reinvestimento adicional. Durante 2019 e parte de 2020, foram identificadas 1.967 empresas com potencial de investimento em nosso país, por meio de dezenas de eventos presenciais e virtuais.

Fonte: www.lanacion.com.py