A produção do Paraguai tem uma capacidade muito elevada e isto posiciona-o como um país com potencial exportador em várias áreas, atingindo assim vários mercados internacionais, como destacado pela apresentação «Paraguai, um país de oportunidades», publicada pela Rede de Investimento e exportações (Rediex ) do Ministério da Indústria e Comércio (MIC).

O Paraguai é o principal produtor de estévia (em guaraní, ka’a he’ẽ) e o maior exportador de energia limpa e renovável do mundo. É o quarto exportador mundial de soja e o quinto exportador de óleo de soja para diversos mercados.

O Paraguai é um grande produtor de milho, o que o coloca como o sexto maior exportador do mundo nessa área. No que diz respeito à produção de carne e com a genética que possui no país, posiciona-se no sétimo exportador mundial de carne, sendo o principal mercado o Chile.

Já as exportações com valor agregado têm apresentado crescimento exponencial ao longo dos anos. Em 2009, as exportações foram registradas no valor de US $ 295 milhões em manufaturas de origem industrial; Ao final de 2019, esses valores cresceram para fechar aquele ano em US $ 999 milhões. Quanto às exportações pelo regime da maquila, em 2009 eram de US $ 53 milhões e no final de 2019, os valores chegavam a US $ 752 milhões.

Clima de negócios

A Fundação Getulio Vargas classifica o Paraguai em primeiro lugar no índice de clima de negócios entre os países da América Latina. A Colômbia segue em segundo lugar, o Chile em terceiro, Peru e Uruguai em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Dentro do investimento estrangeiro, o Paraguai apresenta uma série de vantagens e atrativos. Possui o maior crescimento econômico projetado para a América do Sul entre 2020 e 2024. Possui a menor alíquota de impostos indiretos da região, bem como a menor alíquota corporativa.

Outros dados do Paraguai são menores custos de energia na região, resiliência econômica a choques externos (crises na Argentina e no Brasil).

O Paraguai tem um baixo nível de dívida pública, reformas estruturais, uma população jovem e uma diversificação econômica crescente. A isso deve ser adicionada a tarifa de 0% para importação de bens e capitais (máquinas e equipamentos), para o IVA sobre bens de capital, dentro e fora do país, 0% aplicada às remessas e pagamento de juros para investimentos superiores a US $ 5 milhões. Taxa zero para dividendos e remessas de lucros para investimentos superiores a US $ 5 milhões por 10 anos.

 

Fonte: www.lanacion.com.py