O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) informou que nos últimos 10 anos a indústria da maquila no país dobrou, já que a participação de 10% no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que atualmente possui é de vinte%.
O vice-ministro de Comércio e Serviços do MIC, Pedro Mancuello, disse que no decorrer dos últimos 10 anos a indústria maquila cresceu muito no Paraguai, já que anteriormente tinha uma participação de 10% no crescimento da produção de riquezas ou PIB e atualmente já chega a 20%.
“Dobramos nossa produção industrial e se olharmos pela composição das indústrias, a maioria delas são micro, pequenas e médias empresas”, disse.
Mancuello lembrou que, por meio das montadoras de autopeças, trabalham mais de 1.300 pessoas por unidade produtiva e que posicionam o país com valor agregado nas exportações. “Isso gera empregos formais e, em alguns casos, as empresas procuram contratar mães solteiras por considerá-las pessoas comprometidas e honestas”, afirmou.
Ele explicou que o trabalho deve continuar para tornar as indústrias competitivas. “No Paraguai, um empresário industrial, comercial ou de serviços precisa de etapas mais ágeis para habilitar uma empresa, bem como os processos de registro”, explicou ele nesta sexta-feira em entrevista à Rádio Nacional del Paraguay.
Ele argumentou que outro dos pontos que deve ser trabalhado é garantir aos investidores segurança no fornecimento de energia elétrica, que não haja baixa tensão ou cortes nos serviços.
Por fim, afirmou que o Estado tem a obrigação de apoiar os pequenos negócios para que se instalem sem custo e com procedimentos fáceis e sem muita burocracia.
Fonte: www.ip.gov.py