O Paraguai foi um dos poucos países que não registrou queda no investimento estrangeiro por conta da pandemia, chegando a atingir um aumento de 9% no nível de capital estrangeiro em 2020, destacou o ministro da Indústria e Comércio nesta quinta-feira., Luis Castiglioni. “Este ano vamos ter números recordes”, estimou.

“No ano da pandemia, globalmente, o investimento estrangeiro caiu 34%. Nos Estados Unidos caiu 40%, na Europa 80%, na América Latina 45% e na América do Sul 54%. Existem dois países na região onde ele cresceu: Uruguai e Paraguai ”, informou o ministro em conversa com a Rádio 1000.

Ele destacou que no ano passado o Paraguai registrou um crescimento de 9% em termos de investimento estrangeiro direto, o equivalente a 568 milhões de dólares que foram destinados a startups no Paraguai.

Ele destacou que esses dados foram socializados na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Comércio, recentemente realizada.

O ministro disse que «não é por acaso» que o Paraguai é um dos poucos países que continua atraindo investimentos estrangeiros, apesar das difíceis condições econômicas geradas pela pandemia do coronavírus. “É o resultado de uma economia dinâmica, que há quase 18 anos apoia políticas macroeconômicas responsáveis”, afirmou.

Ele ressaltou que graças às grandes reformas realizadas desde 2003, o Paraguai possui leis que incentivam o investimento, goza de disciplina na política monetária, tem um clima favorável aos negócios e uma estabilidade que hoje é reconhecida internacionalmente.

“Isso permitiu que, apesar de o investimento estrangeiro ter diminuído em todo o mundo, o Paraguai continue crescendo. Vamos ter números recordes este ano, não só no quesito investimento estrangeiro, mas também no próprio comércio ”, destacou.

Crescimento de exportação

O secretário de Estado informou ainda que as exportações das indústrias maquiladoras, a partir de junho deste ano, ultrapassavam os 500 milhões de dólares.

“Acreditamos que podemos atingir a barreira de 1 bilhão de dólares nas indústrias exportadoras maquiladoras até o final do ano”, estima.

Quanto às exportações totais, acumuladas no período de janeiro a junho de 2021, registra-se o valor de 6.907 milhões de dólares.

Isso representa um crescimento de 28% em relação ao registrado nos primeiros meses de 2020, que foi de 5,407 milhões de dólares, segundo o relatório de Comércio Exterior.

Fonte: www.ip.gov.py