O ministro da Indústria e Comércio, Luis Castiglioni, e o embaixador da República da China (Taiwan), José Han, concordaram em conceder ao Paraguai a isenção de tarifas para a entrada de onze novos produtos a Taiwan como hambúrgueres, carne suína, miudezas de bovino , papel de arroz, entre outros.

Ressalta-se que com a assinatura do acordo, resultado da reunião realizada em 15 de outubro de 2020, durante a Terceira Reunião da Comissão Mista do Acordo de Cooperação Econômica (ECA) entre a República da China (Taiwan) e o República do Paraguai.

Os documentos serão enviados a Taiwan para aprovação do Congresso e posterior publicação do decreto presidencial e entrada em vigor assim que os dois países concluírem seus processos internos de aprovação.

Ressalte-se que, por meio dessa decisão, Taiwan concede acesso preferencial a produtos cujas tarifas atuais estão entre 10 e 30%. Com relação à carne suína, a tarifa foi eliminada de 12,5% para 0%; miudezas, eliminação do imposto de 15% para 0%; hambúrgueres, eliminação do imposto de 20% para 0%.

Em relação aos produtos à base de amendoim, eliminação da tarifa de 27,5% para 0%; biscoitos e papel de arroz, eliminação tarifária de 17,5% para 0%; essências à base de erva-mate, eliminação da tarifa de 27,5% para 0%; adoçantes, remoção tarifária de 30% para 0%; enchimento, eliminação tarifária de 10% para 0%; e, mantas de fibra sintética, eliminação da tarifa de 12% para 0%.

O Ministro do MIC, Luis Castiglioni, e o Embaixador da República da China (Taiwan), José Han. Foto: MIC
O Ministro do MIC, Luis Castiglioni, e o Embaixador da República da China (Taiwan), José Han. Foto: MIC

O objetivo do Comitê Conjunto do ECA entre o Paraguai e Taiwan é promover e incrementar as relações bilaterais de comércio e investimento entre os dois países. Um dos resultados mais bem-sucedidos é a isenção de tarifas de produtos.

Dados oficiais da alfândega de Taiwan confirmam que a carne paraguaia está em alta, alcançando 35% do mercado total de Taiwan em janeiro passado, tornando-se o primeiro fornecedor de carne bovina para a ilha acima dos EUA (27%), Austrália (15%) e Nova Zelândia (15%).

A Embaixada da República da China (Taiwan) reafirma seu compromisso com o Paraguai para a promoção e desenvolvimento do comércio entre os dois países, bem como a geração de maiores oportunidades de emprego e atração de investimentos, demonstrando assim que Taiwan e Paraguai não são únicos bons amigos, mas também grandes parceiros.

Fonte: www.ip.gov.py