O Paraguai inicia 2024 se posicionando como um dos países que apresenta menor nível de risco para os investidores, dentro de uma região onde a média disfarça estabilidade em alguns casos e alta incerteza em outros países.
Enquanto a vizinha Argentina demonstra um nível de risco próximo a 20 pontos, o Paraguai se posiciona em 1,97, sendo um dos quatro países com os menores níveis de risco da região, segundo o Emerging Markets Bond Indicator (EMBI, por exemplo). Inglês) calculado pelo JP Morgan Chase.
O EMBI é o principal indicador de risco país e é composto pela diferença nas taxas de juros pagas pelos títulos denominados em dólares, emitidos por países subdesenvolvidos, e pelos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, considerados “livres de risco”.
No indicador, o Paraguai se posiciona como o quarto país com menor nível de risco e capacidade de cumprimento de suas obrigações, atrás de Uruguai, Chile e Peru.
Assim, o país está melhor posicionado do que os 12 países também incluídos no estudo, e o seu nível de risco é inferior à média regional, que é de 3,36 pontos.
Os investidores utilizam o EMBI tendo em conta que quanto menor a certeza de que o país honrará as suas obrigações, maior será o EMBI desse país, e vice-versa.
Fonte: www.ip.gov.py