As exportações registradas de janeiro a agosto deste ano no regime maquila somaram 560 milhões de dólares. Este número mostra um aumento de 90 por cento, o que representa uma diferença de 265 milhões de dólares em relação ao mesmo período de 2020.

De acordo com os números do regime maquila, as exportações neste ano mostram resultados positivos. Nos últimos nove meses, o regime da maquila atingiu cerca de 560 milhões de dólares em operações, face ao mesmo período de 2020, quando atingiu cerca de 295 milhões de dólares.

Esses resultados indicam que as exportações acumuladas aumentaram para 90%, o que representa uma diferença de 265 milhões de dólares em relação ao mesmo período de 2020.

Os produtos mais exportados neste ano correspondem aos seguintes itens “autopeças” que representam 28 por cento do total exportado. A segunda rubrica com maior peso nas exportações totais corresponde a “Vestuário e têxteis” com 18 por cento.

Outro item importante nas exportações totais corresponde a «Alumínio e suas manufaturas», «Produtos alimentícios», Plásticos e suas manufaturas, etc.

Já as exportações em agosto de 2021 chegaram a 66 milhões de dólares. Este valor representou um acréscimo de cerca de 19,2 milhões de dólares face ao mesmo período do ano anterior, crescendo 41 por cento em relação ao mesmo período de 2020.

Entre os principais destinos dos produtos estão o Brasil, como um dos lugares mais importantes, com 77,4 por cento de participação, enquanto Argentina e Estados Unidos seguem com 9 por cento e 3,6 por cento, respectivamente.

O total das exportações em agosto atingiu o valor de 7.253,8 milhões de dólares, 30,6% superior aos 5.555,2 milhões de dólares em agosto do ano anterior. As exportações registradas pelo regime maquila ganham importância no total das exportações do país, atualmente com 7,7% de participação.

Importações no regime maquila

As importações registradas de janeiro a agosto deste ano somaram 367 milhões de dólares. Este valor representou em termos absolutos um acréscimo de cerca de 160,9 milhões de dólares em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em agosto de 2021, esse regime atingiu cerca de US $ 48,4 milhões. Este valor representou um acréscimo de aproximadamente 23,5 milhões de dólares em relação ao mesmo período do ano anterior.

A balança comercial, no mês passado, registrou superávit de 193 milhões de dólares, superior em 104 milhões de dólares em relação ao registrado no mesmo período de 2020.

Recuperação de trabalho

No que diz respeito ao emprego, o relatório também mostra uma forte recuperação. Nesse sentido, deve-se mencionar que no Paraguai existem 227 indústrias maquiladoras que geram um total de 21.261 empregos em junho de 2021 e dos quais 92 por cento, ou seja, 19.456, são exclusivamente dedicados a produtos para exportação.

Vale ressaltar que este setor também foi duramente atingido no ano passado como resultado da pandemia covid-19 e em maio de 2020 o número de pessoas empregadas havia sido reduzido para 15.153.

Porém, atualmente o número de pessoas ocupadas nesta área já voltou aos mesmos níveis registrados em anos anteriores, chegando mesmo a superá-los. O emprego gerado pela maquila concentra-se em setores com alto nível de aprendizagem.

Fonte: www.ip.gov.py