As indústrias maquiladoras foram as que mais contribuíram direta e indiretamente para a subsistência digna de centenas de famílias do Alto Paraná durante a pandemia, assegurou Carina Daher, presidente da Câmara de Empresas Maquiladoras do Paraguai, durante a terceira reunião do setor realizada ontem no Centro Binacional de Recepção de Visitantes de Itaipu, em Hernandarias, que contou com a presença do Ministro da Indústria e Comércio, Luis Alberto Castiglioni, e Julio Fernández, Diretor Nacional de Alfândegas, entre outros funcionários.
Durante a abertura, Daher indicou que infelizmente os demais itens econômicos e principalmente o comércio praticamente tiveram que parar, e que a produção industrial cumpriu seu compromisso com a sustentabilidade, mostrando a amplitude de sua abrangência.
“Por isso quero destacar o trabalho e apoio que recebemos nesses dias angustiantes, a boa predisposição do Ministério da Indústria e Comércio e Emprego e Segurança Social, que em conjunto com o Ministério da Saúde acordou a forma de continuar operacional, colocar a saúde é sempre prioridade”, comentou.
Daher lembrou que em fevereiro de 2020 foi realizada a tão esperada e necessária assinatura do acordo automotivo, após quase 25 anos. Ele descreveu o fato como um grande evento para o setor, celebrando o trabalho do Itamaraty, bem como da equipe técnica do Ministério da Indústria e Comércio (MIC). “Foi uma conquista que dificilmente poderíamos comemorar devido à pandemia, mas agora vale a pena relembrar novamente. Isso criou legitimidade para o setor automotivo”.
Em outro momento, ele destacou o crescimento que o setor registra mês a mês em termos de importações e exportações. Ele citou como exemplo que no final de abril, as importações atingiram 97 milhões de dólares, quando anteriormente eram cerca de 60 milhões de dólares por mês.
Da mesma forma, há um aumento de 13% no emprego no setor maquila, o que se traduz em aproximadamente 20.000 famílias que trabalham diretamente, segundo os formulários do Instituto de Previdência Social (IPS).
Novo recorde
O Conselho Nacional das Indústrias Maquiladoras Exportadoras anunciou que em abril houve novamente o recorde de embarques ao exterior do setor, que chegou a US$ 97 milhões, além da geração de 20 mil empregos. Ele destaca que é a maior exportação da história e ultrapassou os US$ 90 milhões de março passado. O relatório destaca que de janeiro a abril as exportações acumuladas das maquiladoras chegaram a 324 milhões de dólares.
Fonte: www.ultimahora.com